Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores Francisco Machado e Márcio Torres são promovidos pelo CSMPF

    há 10 anos

    Dois procuradores da República do Ceará foram promovidos a procurador Regional da República pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF). Márcio Andrade Torres e Francisco Machado Teixeira assumirão na Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília.

    As promoções de ambos e de outros 32 procuradores foram realizadas para ocupar os 34 cargos vagos de procurador regional da República, distribuídos pelas cinco regiões do país. As vagas providas decorrem de aposentadorias, promoções e da criação de cargos pela Lei nº 12.931/2013.

    Antes de iniciar as votações, na última sexta-feira, 11 de abril, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou que a instituição vive um momento histórico ao prover os novos cargos de membro criados no final do ano passado. Janot frisou que a aprovação da lei colocou o Ministério Público Federal no caminho do planejamento da atuação.

    A partir da Lei nº 12.931, foram criados 12 novos cargos de subprocuradores-gerais da República e 15 de procuradores regionais, já providos com as últimas promoções. Além disso, a lei criou 660 cargos de procurador da República com a intenção de garantir a expansão do MPF nos próximos anos.

    "É com muita satisfação e expectativa que promovemos um grupo exemplar, que vai conduzir de maneira firme, corajosa e eficiente os destinos da Casa a longo prazo". Janot ainda lembrou que o momento reflete as "mudanças que devem ser implementadas e consolidadas, assim como essa nova mentalidade de gestão profissional na instituição".

    O período de 15 dias de trânsito dos promovidos será contado a partir de 2 de maio. O próximo concurso de remoção de procuradores da República está previsto para a semana do dia 22 de abril.

    Veja a seguir a lista completa dos promovidos.

    Procuradoria Regional da República da 1ª Região:

    - Francisco Machado Teixeira;

    - Márcio Andrade Torres;

    - Stella Fátima Scampini;

    - Manoel Henrique Munhoz;

    - Carlos Alberto Gomes de Aguiar;

    - José Robalinho Cavalcanti;

    - Sílvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior;

    - Uendel Domingues Ugatti;

    - Alexandre Amaral Gavronski;

    - Edmar Gomes Machado;

    - Vladimir Barros Aras;

    - Márcio Barra Lima;

    - Wellington Luís de Souza Bonfim;

    - Vinícius Fernando Alves Fermino;

    - João Akira Omoto.

    Procuradoria Regional da República da 2ª Região:

    - Vagner Leão da Costa;

    - Sidney Pessoa Madruga da Silva;

    - Paulo Taubemblatt;

    - Procuradoria Regional da República da 3ª Região:

    - Auristela Oliveira Reis;

    - Adriana Scordamaglia Fernandes;

    - Márcia Noll Barboza;

    - Lilian Guilhon Dore;

    - Álvaro Luiz de Mattos Stipp;

    - Maurício Andreioulo Rodrigues;

    - Eduardo Botão Pelella;

    - Cristina Marelim Vianna;

    - José Alfredo de Paula Silva.

    Procuradoria Regional da República da 4ª Região:

    - Juarez Mercante;

    - Danilo Pinheiro Dias;

    - Ipojucan Corvello Borba.

    Procuradoria Regional da República da 5ª Região:

    - Maurício Ribeiro Manso;

    - Fábio Nesi Venzon;

    - Lauro Pinto Cardoso Neto;

    - Duciran Van Marsen Farena.

    Sistema de votação - As promoções realizadas nesta 2ª sessão extraordinária de 2014 contaram com uma novidade: o acompanhamento eletrônico das votações, por meio de um sistema criado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) a partir da ferramenta de desenvolvimento rápido Apex.

    O sistema disponibiliza de forma imediata e atualizada as composições de lista tríplice, se alternada ou consecutiva, e a do quinto móvel. A nova dinâmica permite que as promoções ocorram de maneira mais ágil no Conselho.

    Renovação do CSMPF - Na sessão desta sexta-feira, os conselheiros também aprovaram a Resolução nº 149/2014, que estabelece regras para as eleições destinadas à renovação parcial da composição do CSMPF em 2014. A comissão eleitoral será composta pelos subprocuradores-gerais da República Antônio Carlos Pessoa Lins (presidente), Zélia Oliveira Gomes e Maurício Vieira Bracks.

    Somente as datas das eleições foram alteradas em relação à resolução anterior sobre o assunto. A votação para renovação parcial de duas vagas a serem escolhidas pelo Colégio de Procuradores da República acontecerá no dia 21 de maio. As inscrições dos subprocuradores interessados em concorrer a essas será no período de 22 a 29 de abril.

    Já a eleição para renovação de duas vagas a serem escolhidas pelos subprocuradores-gerais da República acontecerá no dia 25 de junho. As inscrições para essas vagas estarão abertas entre 26 e 30 de maio.

    Vagas prioritárias - O Conselho Superior deve definir em 22 de abril, durante a 3ª sessão extraordinária do ano, as vagas para o cargo de procurador da República a serem providas com os aprovados no 27º e 28º concursos. Até o momento, são 26 vagas decorrentes de vacâncias e mais 34 em função das promoções dos PRRs realizadas nesta sexta-feira.

    O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou, na última segunda-feira, 7 de abril, aos conselheiros documentos de apoio para a sessão deliberativa, dentre os quais consta a proposta de vagas prioritárias formulada pelo Subcomitê de Gestão Administrativa (SGA), composto pelos procuradores-chefes das unidades do MPF.

    Os integrantes do SGA analisaram a questão nos dias 31 de março e 1º de abril, em reunião de trabalho que contou, no primeiro dia do evento, com a participação do PGR, dos conselheiros do CSMPF Aurea Maria Etelvina Nogueira Lustosa Pierre, Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos, Elizeta Maria de Paiva Ramos, Oswaldo José Barbosa da Silva e Raquel Elias Ferreira Dodge, além da representante da Corregedoria do MPF Célia Regina Souza Delgado.

    Ainda no intuito de subsidiar a decisão do CSMPF para a definição das vagas prioritárias, o PGR encaminhou a todos os conselheiros a Carta de Conjuntura das Procuradorias da República nos Municípios, atualizada em sua terceira edição. O documento reúne informações sobre a criação e instalação de PRMs.

    O material de apoio e a Carta de Conjuntura também foram enviados aos procuradores-chefes.

    Com informações da PGR.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações318
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-francisco-machado-e-marcio-torres-sao-promovidos-pelo-csmpf/116281837

    Informações relacionadas

    Conselho da Justiça Federal
    Notíciashá 6 anos

    Juíza federal Gisele Sampaio Alcântara se despede do Colegiado da TNU

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)