Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fiscalização do MPF resulta em providências da Prefeitura para apurar derramamento de esgoto

    há 10 anos

    O trabalho de fiscalização do Ministério Público Federal (MPF/CE) com relação ao esgotamento sanitário na orla de Fortaleza resultou em novas providências tomadas pela Prefeitura de Fortaleza. Há mais de uma década, o procurador regional da República Francisco Macedo Filho vem acompanhando as ações do Município para regularizar as redes de esgoto da orla marítima da capital.

    Em atendimento a novo ofício enviado pelo MPF no último dia 21 de agosto, a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor) informou que o lançamento clandestino de esgoto na Praia de Iracema, por meio de galeria de drenagem pluvial na rua Jão Cordeiro, está sendo objeto de força-tarefa para identificação da origem do extravasamento de esgotos sanitários e contaminação da galeria pluvial.

    A requisição para adoção de medidas no local foi elaborada pelo procurador do MPF com base em matérias veiculadas na imprensa, que noticiaram o lançamento de esgoto de galeria de drenagem na Praia de Iracema, em Fortaleza. O derramamento, conforme relatos de moradores do entorno, teria começado na segunda quinzena de agosto.

    Em resposta ao ofício do MPF, o diretor de Saneamento da ACFor, Alessandro Siebra, assegura que estão sendo realizadas vistorias na rede de esgotamento sanitário, em comitiva com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Secretaria Executiva Regional II e Companhia de Água e Esgoto do Ceará. O representante da ACFor também afirma que caso seja comprovada a responsabilidade da Cagece pelo lançamento idenvido do esgoto sanitário, a Prefeitura abrirá procedimento administrativo punitivo.

    Relatório

    No ofício enviado à ACFor no dia 21 de agosto, o procurador regional da República Macedo Filho também pediu que a autarquia enviasse o último relatório trimestral das ações realizadas em atenção ao "Plano Integrado de Trabalho para Controle da Poluição na Orla Marítima de Fortaleza", pactuado entre ACFor, Cagece, Seuma, Seinf, SER I e SER II. A ACFor informa ter comunicado a Seuma sobre o pedido do MPF.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiscalizacao-do-mpf-resulta-em-providencias-da-prefeitura-para-apurar-derramamento-de-esgoto/136827741

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 10 anos

    MPF/CE pede medidas para sanar derramamento de esgoto na Praia de Iracema

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)