Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF e MPCE recomendam maior fiscalização para evitar transporte irregular de passageiros

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) expediram recomendação com uma série de medidas para serem adotadas por órgãos de trânsito para garantir a segurança de romeiros que participam de festas religiosas e evitar o transporte ilegal em veículos de carga.

    Mais rigor na concessão de licenças e maior intensidade de fiscalizações estão entre as medidas recomendadas pelo MPF e MP-CE e que já deverão ser postas em prática entre os dias 9 e 19 de outubro, quando acontecem as festividades de São Francisco de Assis no município de Canindé, no Sertão Central. Os detalhes da recomendação foram esclarecidos nesta sexta-feira, 5 de setembro, durante coletiva de imprensa realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

    No documento, o Ministério Público pede, entre outras medidas, maior atenção ao cumprimento da Resolução 82 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta os critérios para o transporte de pessoas em veículos de carga.

    A recomendação é direcionada ao Detran, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), à Polícia Rodoviária Estadual e às Guardas Municipais de Trânsito.

    Cópias do documento serão encaminhadas a todos os promotores de Justiça das diversas comarcas do Estado, aos procuradores-gerais de Justiça dos estados de onde partem as romarias, aos coordenadores das romarias e, ainda, ao secretário de Segurança Pública do Ceará para que sejam tomadas as devidas providências.

    Fique por dentro - Recomendações são um dos tipos de instrumentos de atuação utilizados pelo Ministério Público. Elas são enviadas a órgãos públicos para que eles cumpram determinados dispositivos constitucionais ou legais. Os órgãos públicos não estão obrigados a atender as recomendações, mas ficam sujeitos a medidas judiciais em função dos atos indevidos.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-e-mpce-recomendam-maior-fiscalizacao-para-evitar-transporte-irregular-de-passageiros/137728992

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)