Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência discute situação da mata Atlântica e da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte realiza audiência pública para discutir a falta de cuidados e de proteção do bioma Mata Atlântica e o fracionamento indevido de imóveis rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe, além de outras irregularidades ambientais na região. A audiência pública acontece no dia 14 de outubro, a partir das 13h30, no Auditório do IFCE, campus Juazeiro do Norte.

    Segundo informações de inquérito civil instaurado pelo MPF, parte significativa e importante da Chapada do Araripe está inserida no bioma Mata Atlântica, que vem sofrendo sérios danos pela exploração irregular e inobservância da lei de proteção específica.

    Verificou-se também a ocorrência de fracionamento indevido de imóveis rurais, em área inferior ao legalmente permitido, gerando loteamento irregular das terras. O procurador da República Rafael Ribeiro Rayol, responsável pelo inquérito, afirma que o fato leva a uma "ocupação desordenada" na área, aumentando a demanda pelos recursos disponíveis - principalmente por água - contribuindo para uma maior produção de lixo e para o desmatamento indevido da APA e da Mata Atlântica.

    Consta ainda no inquérito que a espécie de ave conhecida como "Soldadinho-do-Araripe" (Antilophia bokemanni), com reprodução e alimentação restrita a nascentes dessa unidade de conservação, não está recebendo a devida proteção. "O vale do Cariri cearense é o setor da Chapada do Araripe habitado por este pássaro, que está ameaçado de extinção em virtude da falta de proteção adequada dessa zona", ressalta o procurador.

    O debate será aberto a toda sociedade e contará com a participação de órgãos e entidades como ICMBio, Ibama, Semace, Polícia Federal, PM Ambiental, Incra, prefeituras e secretarias de meio ambiente dos municípios afetados, associações de moradores e produtores rurais dos municípios afetados, além de lideranças da sociedade civil organizada.

    SERVIÇO:

    Audiência sobre APA da Chapada do Araripe

    Local: Auditório do IFCE, campus Juazeiro do Norte

    Data: 14 de outubro

    Hora: Às 13h30min

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    Twitter: @mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-discute-situacao-da-mata-atlantica-e-da-area-de-protecao-ambiental-da-chapada-do-araripe/139966588

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)