Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recebe relatório trimestral sobre plano de despoluição da orla de Fortaleza

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, nesta sexta-feira, 19 de setembro, o mais recente relatório trimestral das ações realizadas em atenção ao "Plano Integrado de Trabalho para Controle da Poluição na Orla Marítima de Fortaleza". O documento foi encaminhado ao MPF pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), após pedido do procurador regional da República Francisco Macedo Filho.

    No relatório, a secretária Águeda Muniz apresenta as ações já desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de Saneamento, de abril a junho de 2014, com o objetivo de equacionar o problema da falta de balneabilidade das praias de Fortaleza e atender a ação civil pública do MPF, que tem como réus a Prefeitura de Fortaleza e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

    De acordo com o relatório, desde julho 2007 o programa de despoluição da orla já vistoriou 19.526 imóveis, dentre os quais 12.829 estão devidamente interligados à rede pública coletora de esgoto da Cagece, 3.807 imóveis encontra-se pendentes e 1.432 estão desocupados. Segundo a Seuma, 213 imóveis foram recentemente autuados pela secretaria por não interligação de esgoto.

    O pedido do relatório foi feito pelo MPF com base em matérias veiculadas na imprensa, que noticiaram possível lançamento de esgoto da galeria de drenagem próxima à rua João Cordeiro, em Fortaleza. De acordo com a Seuma, o extravasamento pode ter tido como causa o acúmulo de águas provenientes do rebaixamento do lençol freático com resíduos orgânicos e inorgânicos. "Como a drenagem encontrava-se obstruída, este acúmulo permaneceu na rede durante muito tempo, se decompondo, até o momento que a rede não suportou a pressão causando o rompimento e o extravasamento de efluentes", explica o relatório.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recebe-relatorio-trimestral-sobre-plano-de-despoluicao-da-orla-de-fortaleza/140465412

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)