Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF cobra soluções para problemas em créditos consignados

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) cobrou de instituições financeiras e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soluções para problemas em créditos consignados de aposentados e pensionistas. O assunto foi tema de reunião realizada nesta sexta-feira, 19, na sede da Procuradoria da República no Ceará (PR/CE), em Fortaleza. Procedimento instaurado pelo MPF apura denúncias de assédio de instituições financeiras aos segurados nas dependências do INSS e a consignação em valor maior do que o permitido na legislação.

    De acordo com o procurador regional do Bradesco, Leonardo Meceni, uma financeira estaria usando indevidamente o nome do banco para oferecer empréstimos em frente a agências do INSS. Meceni anunciou que o banco ingressaria com processo judicial contra a empresa. Além do Bradesco, também enviaram representantes à reunião o banco Itaú e a BV Financeira.

    A gerente executiva substituta do INSS, Márcia Peixoto, informou que a instituição mantém um canal de ouvidoria para verificar notícias de irregularidades. Há registro, inclusive, de aposentados que jamais teriam realizado empréstimos pelos quais estariam sofrendo descontos financeiros. O INSS se comprometeu a enviar ao MPF relatórios de consignados realizados em percentuais maiores do que o permitido e também de aposentados vítimas de fraudes em suas assinaturas de contratos de crédito da modalidade.

    Oscar Costa Filho, procurador da República titular do procedimento, chamou a atenção para a necessidade de proteger os segurados. "Essa situação exige uma vigilância continuada na proteção de pessoas vulneráveis que são os aposentados e pensionistas", ressaltou o procurador. Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 26 de setembro e deverá contar também com representante da empresa apontada por uso indevido da marca de banco e por assédio a aposentados e pensionistas.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-cobra-solucoes-para-problemas-em-creditos-consignados/140494851

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)