Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF obtém condenação de ex-prefeito por improbidade administrativa

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu a condenação do ex-prefeito de Quiterianópolis (CE), Francisco Vieira Costa, por improbidade administrativa. O ex-gestor deixou de prestar contas integralmente sobre aplicação de verba de convênio com Ministério do Turismo para realização de festejos juninos no município, em 2009.

    A sentença prevê sanção de suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais. Além disso, Francisco Vieira Costa também deve pagar multa civil correspondente a dez vezes o valor da remuneração recebida quando exercia o cargo de prefeito de Quiterianópolis.

    Em 2009, o ex-gestor celebrou convênio com o Ministério do Turismo no valor de R$ 200 mil reais para realização de festejos juninos em Quiterianópolis. Consta dos autos da ação, porém, que Francisco não apresentou toda a documentação necessária à prestação de contas da aplicação dos recursos federais repassados ao município, permanecendo inerte mesmo após ter sido advertido sobre a possibilidade de Tomada de Contas Especial, o que caracterizou a conduta ímproba do réu.

    Na sentença que condenou o ex-gestor, o juiz titular da 24ª Vara Federal em Tauá (CE), João Batista Martins Prata Braga, considerou que "não se mostra sustentável a alegação de que a prestação de contas incompleta seria apta a excluir a incidência do citado ato de improbidade" e que "a conduta de não prestar contas não está adstrita à não apresentação de qualquer documento, mas igualmente engloba a prestação insuficiente". Por se tratar de decisão em primeira instância, o ex-prefeito ainda pode recorrer da decisão.

    Número do processo para consulta na Justiça Federal: 0000228-71.2013.4.05.8106

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    twitter.com/mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-obtem-condenacao-de-ex-prefeito-por-improbidade-administrativa/141493314

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)