Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Avanço do mar na Praia do Icaraí é tema de reunião no MPF

    há 10 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) quer que seja iniciada na segunda quinzena de outubro, pela Prefeitura de Caucaia, a segunda frente de trabalho de recuperação da estrutura de concreto (bagwall) para conter a força do mar na praia do Icaraí, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 25 de setembro, os procuradores da República Nilce Cunha e Alessander Sales decidiram elaborar recomendações para agilizar a tomada de providências para impedir o avanço do mar naquele litoral.

    Além da obra do bagwall, o MPF também sugere seja iniciada dentro de 30 dias a elaboração de licenciamento ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o projeto da Prefeitura de Caucaia de início de obras de contenção do avanço do mar.

    De acordo com os procuradores, as medidas atendem a anseios da população de Caucaia, que procurou o MPF e informou sobre a precariedade da estrutura instalada atualmente na praia do Icaraí. "A sociedade está desesperada, porque o bagwall já caiu mais de uma vez", detalhou um dos moradores da região que participou da reunião no MPF.

    Para o líder do Movimento SOS Icaraí Alisson Paulineli, a reunião foi satisfatória para tirar as dúvidas sobre a atuação do Ministério Público Federal, "pois nossa comunidade achava que o MPF tinha o dever de decidir as políticas públicas, mas, na verdade, o MPF fiscaliza as decisões tomadas pelos órgãos competentes".

    Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Guerra, membros da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e engenheiros da empresa contratada.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal no Ceará

    fone: (85) 3266-7457 / 3266-7458

    prce-ascom@mpf.mp.br

    Twitter: @mpf_ce

    Facebook: /MPFederal

    • Publicações832
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/avanco-do-mar-na-praia-do-icarai-e-tema-de-reuniao-no-mpf/141547685

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)